quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010



Comentarios:

não, para mim nao existe consciencia de que a degradação da floresta pode ter impactos ambientais.
cdom a redução das florestas, o trafico de animais silvestres, muitas especies de animais estao em extinçao,milhares de especies foram extintas nos ultimos 100 anos.
para resolver estes problemas, é perciso ter cuidado com as florestas,e nao so, se toda a contribuir, para o uso de recursos renovaveis.toda a especie humana vai agradecer.

Richard Heinberg

Para ser sustentável, o uso dos recursos renováveis deve seguir uma taxa que deverá ser inferior ou igual à taxa de reposição,se isto não acontecer, então teremos grandes problemas,estes que referidos anteriormente.


Discussão: Os recursos renováveis são esgotáveis. As florestas podem ser sobre-exploradas, o que resulta em paisagens estéreis e escassez de madeira (como aconteceu em muitas zonas da Europa nos últimos séculos), e os peixes podem ser sobre-capturados, o que resulta na extinção, ou quase extinção, de muitas espécies (como está a acontecer nos dias de hoje a nível global).

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Albert A.Bartlett


(O Axioma de Bartlett): o crescimento populacional e/ou o crescimento das taxas de consumo dos recursos não é sustentável.•

Discussão: Mencionei este axioma de Albert A. Bartlett por ser a sua Primeira Lei da Sustentabilidade, que foi reproduzida literalmente (achei que seria impossível qualquer melhoria) .

O mundo viu a população humana crescer durante muitas décadas, pelo que este crescimento foi obviamente sustentado até ao presente. Como podemos ter a certeza de que este crescimento não poderá ser sustentado num futuro indefinido? Podemos usar uma simples aritmética para demonstrar que, mesmo se considerarmos pequenas taxas de crescimento, se esse crescimento for continuado, então a dimensão populacional e as taxas de consumo aumentam de uma forma absurda e claramente insuportável. Por exemplo: uma simples taxa de crescimento de 1% da população humana actual (inferior à actual taxa de crescimento) resultaria numa duplicação da população em cada 70 anos. Assim, em 2075 a Terra albergaria 13 mil milhões de humanos; em 2145, 26 mil milhões ; e assim por diante. Antes do ano 3050, haveria um ser humano por metro quadrado da superfície da Terra (incluindo as montanhas e os desertos).



Comentarios:

não, o nosso planeta não conseguirá comportar, de forma sustentada, a taxa de crescimento actual.


Para contrariar esta situação terá de haver, por parte de todos os países um controle da taxa de natalidade, evitar o desperdicio de recursos naturais recorrendo e desenvolvendo as energias.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sustentabilidade: Tikopia

Tikopia é uma mini-ilha tropical isolada do Sudoeste do Oceano Pacífico, com uma superfície de 16 Km2 e uma população de 1.200 pessoas. É habitada há cerca de três mil anos, tendo vivido os seus habitantes séculos num total isolamento.
A população da ilha manteve-se mais ou menos constante ao longo de séculos por se ter apercebido de que não tinha meios para suportar mais população, inclusive por se situar numa região devastada periodicamente por furacões que obrigam a gestão rigorosa dos recursos da ilha nessas épocas. Os habitantes utilizaram todo o tipo de limitação de nascimentos, desde o coitus interruptus ao abortamento, infanticídio, casamento tardio ou permanência no celibato embora tendo relações sexuais com prevenção de gravidez. Esses métodos de controlo demográfico regrediram sob a influência europeia no século XX, substituídos, actualmente, pelos métodos modernos de planeamento familiar.

http://asemana.sapo.cv/spip.php?article33635

Comentário ao texto

Eu acho que um povo não deve sobrepor-se á vida de uma criança.

As pessoas têm que saber como prevenir uma gravidez.

As crianças não têm de morrer por causa da irresponsabilidade dos pais.